Qual é o ponto ideal de colheita do café?

05/03/2018 18:11

O momento certo para se fazer a colheita do café é aquele em que os seus frutos estão maduros, ou seja, encontram-se no estágio cereja, o que, em geral, ocorre sete meses após a floração...

Colheita do café

 

O momento certo para se fazer a colheita do café é aquele em que os seus frutos estão maduros, ou seja, encontram-se no estágio cereja, o que, em geral, ocorre sete meses após a floração. Nesse estádio, eles já alcançaram o seu máximo desenvolvimento, apresentando teor de açúcar e de outros elementos químicos adequados para conferir os melhores padrões de sabor e aroma à bebida.  

Segundo Mauri Martins Teixeira, professor do Curso a Distância CPT Passo a passo para se obter Café de Qualidade, em Livro+DVD e Cursos Online, “Após a maturação, se não forem colhidos, os frutos entrarão na fase de pós-maturação, ou seja, evoluirão para frutos passas ou secos, ficando mais vulneráveis às influências negativas da fermentação”.  Portanto,  na colheita  atrasada  existirá  um  grande  número de  frutos  secos  (nas plantas e, ou, no chão), o que resultará no aumento do número de defeitos pretos e ardidos, piorando a qualidade do café. Além disso, no estádio cereja, os frutos caem com maior facilidade, aumentando a parcela de cafés de chão ou de varrição.

 

I- Colheita antes de ocorrer a maturação dos grãos


Se os grãos forem  colhidos antes da  maturação, o elevado número de frutos verdes existentes resultará em prejuízos à qualidade do café e, por consequência, resultará em menores preços. Dependendo das condições climáticas da região, uma mesma lavoura poderá apresentar mais  de  uma  florada  em  um  curto  intervalo  de  tempo,  fazendo  com  que  surjam  frutos  em diferentes  estádios.

II- Ocorrência de floradas


A  ocorrência  de  chuvas  espaçadas  e  de  pequena  intensidade  induzirá  o cafeeiro  a  emitir  mais  de  uma  florada,  também  espaçadas,  resultando  em  uma  maturação desuniforme dos frutos, tornando possível encontrar em um mesmo pé de café frutos verdes, maduros e boias ou passados. Sendo assim, fica difícil obter uma safra totalmente uniforme, composta apenas por grãos maduros e, por isso, para obter um produto de boa qualidade do café, o cafeicultor deverá adotar algumas  técnicas  existentes  que  permitirão  separar os  grãos  com  diferentes  estádios  de maturação.

 

III- Percentual de cerejas


A qualidade do café influencia diretamente o preço do produto e, também, sua aceitação pelo consumidor, que, em geral, está cada vez mais exigente. Por isso, é importante separar os frutos cereja dos demais, uma vez que é o cereja que permite obter um café de melhor qualidade, com as características de aroma e sabor desejáveis. Agindo dessa forma, os cafeicultores obterão, no momento da comercialização, preços de mercado mais elevados, ou seja, obterão melhores lucros. Além disso, a colheita deverá ser feita quando existir na lavoura o maior porcentual de cerejas, sendo a condição ideal quando esse porcentual for de aproximadamente 90%. Assim, antes de iniciar a colheita, o cafeicultor deverá observar os talhões e iniciar a operação pelas áreas onde a maturação estiver mais avançada, pois, enquanto isso, os demais talhões acabarão de chegar ao ponto de maturação ideal de se colher os frutos.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livro+DVD e Cursos Online, da área Cafeicultura.
Por Silvana Teixeira.

 

—————

Voltar


CPT - Centro de Produções Técnicas