Dê um “up” na carreira com as redes sociais

06/03/2018 13:13

As redes sociais se tornaram ferramentas essenciais a todo profissional que busca ampliar horizontes e trocar experiências

Dê um “up” na carreira com as redes sociais

 

Além oferecerem entretenimento e informação às pessoas, as redes sociais são o canal perfeito para dar um “up” na carreira. Atualmente, o Linkedin, o Facebook e o Instagram têm garantido o rápido acesso a empresas e profissionais de áreas e setores diversos. Elas se tornaram ferramentas essenciais a todo profissional que busca ampliar horizontes, absorver conhecimentos e trocar experiências. Mas é impreterível seguir uma série de cuidados para evitar mal-entendidos e atitudes equivocadas.

As redes sociais têm se adequado às necessidades do mercado de trabalho para se tornarem um importante canal onde a conexão com pessoas, empresas, lugares permite uma gama enorme de possibilidades. Dessa forma, é possível construir um bom networking e ganhar maior visibilidade no campo profissional. Mas ao se expor nas redes, é vital adotar uma postura positiva, construtiva e confiante para ganhar credibilidade e respeito por parte dos contatos.


Não apenas isso, é preciso:

Analisar os prós e os contras antes de publicar

Não se deixe levar pelo impulso. Pense muito bem se a postagem comprometerá, em especial, a sua imagem profissional. Lembre-se de que não apenas os seus amigos e familiares poderão acessar o seu perfil. Alguns recrutadores e grandes corporações podem consultar o seu perfil público com o objetivo que avaliar suas opiniões e seus posicionamentos.


Escolher estrategicamente a postagem

A todo momento, vemos postagens com pouca (ou nenhuma) relevância. Evite seguir o mesmo caminho, faça o contrário: torne-se um diferencial na rede. Faça com que as pessoas queiram acessar o seu perfil, pois encontraram em você seriedade, sensatez e sabedoria. Construa uma imagem positiva na rede com publicações interessantes e significativas.


Avaliar a página ou o post antes de curtir

Antes de curtir ou compartilhar algo na rede, foque sua atenção no cerne (essência principal) da página. Não se esqueça de ler atentamente o texto. O mesmo vale para foto ou vídeo – verifique o cunho central da mensagem. Evite curtir ou compartilhar temas que envolvem preconceito, que incitem ódio ou gerem polêmica.


Evitar debates acalorados e exaltados

Principalmente se o assunto envolver política, religião ou sexualidade. Caso queira debater sobre o assunto, seja o mais imparcial possível. Mas o melhor a fazer é nem mesmo comentar o post. Em geral, temas polêmicos geram discórdia, desentendimento, conflito. Construa um bom marketing pessoal e cresça enquanto profissional.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: educacional.cpb.com.br

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Treinamento Profissional:

 

—————

Voltar


CPT - Centro de Produções Técnicas