QUE CALOR !!!! Soro Caseiro e Desidratação !!!!! Esta dica pode salvar vidas !!!!

12/10/2015 12:10

CPT - Centro de Produções Técnicas

O que é desidratação?

O corpo humano conta normalmente com certa percentagem de água, variável com a idade, a qual é mantida mais ou menos fixa por mecanismos biológicos de ingesta e descarte. O corpo é capaz de monitorar automaticamente a quantidade de água de que necessita e providenciar a conservação do nível ótimo de hidratação, seja pelo mecanismo da sede, que leva à ingesta de água, seja pela ação dos hormônios antidiuréticos, que limitam a quantidade de água perdida através da urina. Entre o nascimento e os dois anos de idade, o percentual de água no corpo humano varia de 75 a 80%; entre os 20 e 40 anos é de cerca de 60% e daí em diante o corpo continua se “desidratando” progressivamente.

A percentagem de água varia também nos diversos órgãos do corpo humano: 86% no fígado; 81% no sangue; 75% no cérebro, coração e ossos de uma pessoa adulta jovem. Normalmente, o corpo do homem contém um pouco mais de água que o da mulher.

A água necessária ao organismo é reposta pela ingesta oral do próprio líquido ou de bebidas como chás, sucos, refrigerantes, soluções salinas, etc (cerca de 47% do total) e de alimentos de diversas naturezas como alface, tomate, melancia, melão, abacaxi, laranja e outros. Boa parte dela (cerca de 14% do total) é absorvida pela respiração celular. Mesmo os alimentos considerados “sólidos” contêm alta percentagem de água. Toda essa água que entra no organismo sai por meio da transpiração, da respiração ou da urina e fezes. Fala-se em desidratação quando há alguma alteração nesse equilíbrio e a percentagem de água no organismo cai abaixo do normal.

Quais são as causas da desidratação?

 A desidratação ocorre quando a perda de água é maior que a sua reposição. Isso pode acontecer em qualquer pessoa, mas as crianças e os idosos são mais susceptíveis a ela. Geralmente a depleção de água se faz acompanhar pela perda de sais minerais nela diluídos, sobretudo sódio e potássio, gerando um desequilíbrio eletrolítico. Em circunstâncias normais, o corpo perde e repõe pela ingestão de dois a três litros de água por dia. Os mecanismos normais de perda são a respiração, a transpiração, a urina e as fezes, alguns dos quais aumentam de intensidade com o calor e o exercício. A desidratação leve comumente é provocada pela ingestão insuficiente de líquidos, mas condições anormais como vômitos, diarreias, febres, excesso de urina ou de suor e grandes queimaduras, que implicam em grandes perdas líquidas, podem levar a deficiências exageradamente anormais de água e de eletrólitos.

Quais são os principais sinais e sintomas da desidratação?

A desidratação leve pode ocasionar sede, dores de cabeça, fraqueza, tonteiras, fadiga e sonolência. A desidratação moderada inclui boca seca, diminuição da diurese, moleza, batimentos cardíacos acelerados e falta de elasticidade da pele. A desidratação grave geralmente cursa com sede intensa, anúria (ausência de urina), respiração rápida, alteração do estado mental, pele fria e úmida. A desidratação pode levar também à diminuição do desempenho físico e cognitivo e a alterações no funcionamento termorregulador e cardiovascular.

 

 

Observação: Caso a diarréia seja grave procure com urgência um serviço de saúde. (Posto de Saúde, Pronto Atendimento, UPA, etc,....).

Como fazer o soro caseiro

Existem 2 formas diferentes de preparar o soro caseiro e ao prepará-lo deve-se ter muito cuidado e seguir rigorosamente uma das receitas que indicamos abaixo, porque um erro na preparação pode causar convulsões nas crianças desidratadas.

Receita de soro caseiro usando colher de sopa

  • 1 litro de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada
  • 1 colher de sopa bem cheia de açúcar ou 2 colheres rasas de açúcar (20 g)
  • 1 colher de café de sal (3,5 g)

Receita para 1 copo de 200 ml de soro caseiro

  • 2 medidas rasas de açúcar, do lado maior da colher padrão
  • 1 medida rasa de sal, do lado menor da colher padrão
  • 1 copo (200 ml) de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada

Receita para 1 copo de 200 ml de soro caseiro

Essa colher padrão é da UNICEF e é fornecida em qualquer posto de saúde ou na farmácia popular, gratuitamente.

 

 

Fonte:

http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/584297/desidratacao+conceito+causas+fisiopatologia+sinais+e+sintomas+diagnostico+tratamento+prevencao+evolucao+e+complicacoes.htm

http://www.tuasaude.com/receita-de-soro-caseiro/

 

—————

Voltar