Como manter a qualidade do café?

22/01/2017 20:55

São muitas as preocupações com o café, visando preservar o máximo possível a qualidade dos grãos que a lavoura naturalmente oferece. Se devidos cuidados não forem tomados, muito se perde.

Como manter a qualidade do café?   Artigos Cursos CPT

 

São muitas as preocupações com o café, visando preservar o máximo possível a qualidade dos grãos que a lavoura naturalmente oferece. Em outras palavras, se devidos cuidados não forem tomados, o seu produto certamente terá perdas significativas em sua qualidade. E estas perdas serão tanto maiores quanto for a falta de informações técnicas. A falta de cuidados e de experiência em lidar com o produto a partir do momento que ele se encontra em condições de ser colhido.

CPT - Centro de Produções Técnicas Segundo Dr. Juarez de Souza e Silva, professor do Curso a Distância CPT Colheita, Preparo e Armazenagem de Café, em Livro+DVD e Curso Online, “Falando assim, pode até parecer que se trata de processos complicados e caros, que preservar a qualidade do café é uma tarefa árdua e difícil de ser executada. Porém, a sua empresa será grande ao perceber que tudo é bem simples de ser feito”.

O ponto de partida para que isso seja feito é o cafeicultor adquirir a consciência da necessidade de dar uma atenção especial ao seu produto. E, se hoje isso não é feito (em muitos casos) é porque herdamos uma cultura carente de informações técnicas e que muitas vezes não é mudada por culpa também do sistema em que estamos inseridos, o qual nem sempre favorece a disseminação em massa dos conhecimentos tecnológicos desenvolvidos em instituições de ensino, pesquisa e extensão. E o resultado continua sendo a carência de informações por parte do produtor que, por sua vez, está acostumado a se proceder de determinada forma, muitas vezes, nem sempre a melhor e mais eficiente.

Mas, a partir do momento que ele se torna consciente da necessidade de produzir um café de qualidade, e é motivado, ainda, pelos melhores preços para o seu produto, que serão obtidos junto ao mercado, a coisa muda de figura. E tudo isso deve ser feito com um único propósito: oferecer ao mercado um produto competitivo, um produto que seja bem aceito porque é bom, é bem produzido e que, por isso, permitirá a obtenção de uma bebida de boa qualidade.

Então, diante disso, é mais do que evidente que a necessidade de se aprofundar neste assunto e de saber quais s ão os cuidados necessários para se obter um produto de boa qualidade é tão importante quanto as condições climáticas do local ou para com manejo da lavoura, quer seja pelas adubações necessárias, quer seja pelo controle do mato ou controle de pragas.

PRECISANDO FAZER O CADASTRO AMBIENTAL RURAL SAIBA COMO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

 


E a melhor maneira de mostrar isso, é abordando a principal causa responsável pela perda da qualidade do produto final, que refletirão na qualidade da bebida do café, as quais estão associadas à composição química dos grãos e ao preparo e conservação do produto: a colheita.

Colheita do café influencia diretamente na qualidade final do produto


A colheita precisa ser estudada com muita atenção, pois além de ser a etapa mais cara do processo de produção, ela determina a separação dos frutos da planta. Sendo assim, para obter café de qualidade deve-se antever o momento certo de iniciar a colheita. Aí,  começa  então  uma  decisão  importante:  o  cafeicultor  precisa dimensionar o seu sistema de colheita e de preparo em função do tempo que ele julgar adequado para colher e preparar o café para a venda ou para o armazenamento. Esta decisão precisa ser tomada, levando-se em consideração vários fatores, entre os quais destacam-se:  
- A disponibilidade de mão de obra;  
- A maior ou menor facilidade de mecanizar as operações;  
- A disponibilidade de recursos financeiros para investimentos; e  
- A  capacidade  operacional  da  estrutura  de  recebimento  e  preparo  do café.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em livros+DVDs e Cursos Online, da área Cafeicultura.
Por Silvana Teixeira.

—————

Voltar