AS QUESTÕES SOCIAIS ENVOLVIDAS NA UTILIZAÇÃO INADEQUADA DOS AGROTÓXICOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

29/02/2016 16:29

CPT - Centro de Produções Técnicas

Gegisléia Maria Silva Pedroso(1); Márcia Cristina de Andrade(2);  Luiz Fernando de Oliveira(3)
Artigo para download

(1) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho, Pólo Três Pontas/MG,  discente do curso Técnico em Meio Ambiente, modalidade EaD, e-mail: gegisleiasp@bol.com.br ;
(2) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho, Pólo Três Pontas/MG, discente do curso Técnico em Meio Ambiente, modalidade EaD, e-mail: marcyachistina@hotmail.com ; (3) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho, Pólo Muzambinho/MG, docente do curso Técnico em Meio Ambiente, modalidade EaD; e-mail: luizfernando.muz@muz.ifsuldeminas.edu.br .


RESUMO – Os agrotóxicos são produtos químicos utilizados na agricultura, com o objetivo de combater as pragas e outros organismos patógenos que possam comprometer a produção agrícola. A utilização destes produtos não é só responsável pela contaminação ambiental, mas também é a causa de vários problemas de saúde pública, pois quando aplicados de forma inadequadamente prejudicam o meio ambiente e a saúde dos trabalhadores rurais. O objetivo deste estudo é apresentar um levantamento bibliográfico, através de sites da internet (Google acadêmico e Scielo), bancos de dissertações, livros, legislação, revistas e sites de instituições reconhecidas na área, acerca dos riscos dos agrotóxicos na saúde humana e a influência dos fatores sociais sobre a utilização inadequada dos agrotóxicos. Entretanto, fatores socioeconômico, como nível educacional, a habilidade de leitura e escrita e renda contribui para o manuseio inadequado dos agrotóxicos. Em torno disso, são necessárias decisões urgentes para o esclarecimento e conscientização dos produtores rurais, instruindo e alertando a população sobre riscos eminentes de toxidez e informando a respeito das informações referentes aos agrotóxicos, bem como a utilização correta dos defensivos agrícolas.

—————

Voltar